A “Mesa de Marco de Canaveses” reflete o belo e a história que caminha lado a lado, entre paisagens verdejantes, os rios vivos e as tradições ancestrais. Perdidos entre memórias longínquas e novas aventuras, onde a espiritualidade e a elegância encontram a paz. Numa tranquilidade pura e acolhedora, aqui vivem em harmonia a tradição e os sabores, os segredos e as vontades de um povo, que vão passando de geração em geração.
Uma mesa que identifica muita as nossas gentes e os nossos sabores, a nossa gastronomia, a harmonização perfeita entre a broa de milho e centeio, a acompanhar o Anho Assado com Arroz de Forno, tenro e perfumado com o louro e salsa, deixando-se derreter pelo fantástico verde, feito dos miúdos frescos do anho.
Nesta harmonização não se podia esquecer os frescos e volumosos vinhos verdes. Vinhos que enchem o copo e a alma. Vinhos elegantes e que casam perfeitamente com a gastronomia, em que o Vinhão Quinta da Samoça, com o seu toque vermelho marcante na tijela de porcelana, acompanha na perfeição o Anho Assado com Arroz de Forno. Já o Avesso e o Arinto da Casa de Vilacetinho, é fresco e aromático, para se poder acompanhar com o fantástico verde, feito com todas as carnes frescas que o anho nos pode ofertar.
Mas esta harmonização não podia ficar perfeita, sem passarmos belos momentos nos nossos monumentos históricos e com muita relevância local, traçando assim o género de um povo, de gerações que se cruzam e que se deixam levar pelos saberes, sabores e tradições adquiridas, tanto na espiritualidade da Igreja do Santa Maria, como pelos descritos deixados pelos romanos, instrumentos e formas de vida, bem presentes no centro interpretativo de Tongobriga.
Uma mesa típica, genuína, com tradição secular, que alia o moderno e o tradicional, á volta de um prato típico, o anho assado com arroz de forno, no saciar do desejo do turista.