Quarta-feira, Outubro 18, 2017
Início Símbolos

Símbolos

O logótipo da confraria do Anho Assado com Arroz de Forno é composto por um enquadramento brasonado em cor de tijolo, com um fundo constituído pela boca de um forno a lenha, com um alguidar de arroz, sobrepondo-se a perna e as costelas do anho, e com as designações na zona superior de Confraria e circundante com as palavras Do Anho Assado com Arroz de Forno e Marco de Canaveses.

O traje consiste numa capa de cor tijolo de acordo com a simbologia que esta cor representa e num tecido confortável e leve que se adapta às várias estações do ano. A Cor tijolo representa o alguidar de barro onde se confecciona o arroz que vai ao forno acompanhado do anho que lhe fica sobreposto. O chapéu, castanho como a cor que o anho fica ao sair do forno.

Sobre o traje, um medalhão em bronze é suspenso por uma fita dupla de cetim de cores vermelho e dourado com o logótipo contendo um forno de lenha, um alguidar de barro e uma perna e costelas de anho.

O estandarte é outro dos elementos de referência. Incorpora os ícons da confraria, e é símbolo que percorre Portugal de norte a sul, com o objectivo bem delineado, de promoção e divulgação do anho assado com arroz de forno e o concelho de Marco de Canaveses.

A Sede da Confraria situa-se nas Arcadas do Jardim Municipal, local onde antigamente se realizada a feira de gado do concelho. Foi inaugurada a 23 de Março de 2013, num protocolo com a câmara municipal de cedência de espaço, para uso das actividades da confraria. No espaço, pode-se encontrar um pequeno museu da confraria, incluindo peças ligadas ao anho assado e a troca de ofertas com outras confrarias a nível nacional.