Comemorou-se no passado domingo, dia 29 de Maio, o primeiro Dia Nacional da Gastronomia em Aveiro, depois de ser instituído e aprovado na Assembleia da República em Julho de 2015. Depois de muito trabalho na sua organização, a última semana foi pródiga em acontecimentos marcantes para a vida das confrarias. De forma decisiva e concreta deu-se um excelente contributo para a afirmação da gastronomia como elemento transversal que importa valorizar e defender. Estivemos em vários órgãos de comunicação social, RTP, Porto Canal, TVI, Expresso, Visão, JN, Diário de Aveiro.
Estivemos presentes na Assembleia da República no lançamento inédito do postal inteiro e do carimbo dedicados ao Dia da Gastronomia, no dia 24 de Maio.
No Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa inundámos Aveiro com as nossas cores, os nossos sabores, os nossos saberes, as nossas tradições, onde marcamos presença com 4 confrades, dois produtores locais e dois professores de artes. Tivemos presentes num showcooking de Anho Assado com Arroz de Forno e numa banca de venda de produtos tradicionais, tais como compotas, bolachas, cavacas, cães, entre outros.
Este dia, para além de um sem fim de iniciativas, teve como programa oficial:
Programa:
12:00h Abertura oficial do Dia Nacional da Gastronomia
Cerimónia de atribuição de insígnia de “SUMMUS CONVIVA” e de “OPTIMUS CONVIVA”
Abertura a fogo em simultâneo de quatro garrafas de Vinho do Porto – Patrocínio Instituto dos Vinhos do Douro e Porto
15:00h – Cerimónia de apresentação da Plataforma “Produtos Tradicionais Portugueses” e da Marca Colectiva de Certificação “Tradicional.PT”
15:30 h – “Um ano que abraça a gastronomia”:
- Ano Internacional das Leguminosas
- Ano Nacional contra o desperdício alimentar
- Apresentação do Postal Inteiro e carimbo do Dia Nacional da Gastronomia
- Apresentação do Conto “Quem conta um conto, acrescenta um ponto” – por Júlio Isidro, António Souza-Cardoso e Rui Zink
Numa presença magnífica das confrarias, demonstramos e mostramos o que de melhor há em Portugal, as tradições, os saberes e os sabores, as gentes e os costumes.
Com uma presença forte da Confraria do Anho Assado com Arroz de Forno, vimos por este meio agradecer de forma especial aos confrades presentes, ao José Augusto dos doces Isabel Soares, e à Paula Cristina das compotas Quica Sabores, e à Professora Manuela Reis. O nosso muito obrigado pela disponibilidade e pelo empenho em levar a gastronomia do marco e o nosso de Marco de Canaveses mais além…